quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Confraternização de fim de ano em grande estilo!

         A manhã do último sábado começou em ritmo acelerado, afinal de contas, era um dia muito especial, dia de mais um jantar harmonizado, promovido pelo Fusion à Manger em parceria com a Somelier Fabiana Dall Onder. 
        O menu foi pensado para atender ao exigente paladar do anfitrião, Flávio Barros, que com muito estilo recebeu na casa de sua mãe, Tânia Barros, alguns dos seus amigos mais queridos.  
        A reunião foi muito além de uma simples confraternização de fim de ano, foi um encontro onde o clima de alegria e amizade abriu caminho para mais uma experiência enogastronômica fantástica, onde os sabores e aromas foram as estrelas da noite.
      Nada melhor do que se despedir do ano que está acabando cercado da boa energia dos amigos, boa comida e boa bebida...e brindando assim, ao novo ano que está por chegar e que promete ser de muita prosperidade!
        O cardápio dessa vez foi elaborado para suavizar o calor que já vinha anunciando a chegada do verão! 
    A primeira entrada ressaltava contrastes na textura e sabor, pois o tartár de salmão fresco era extremamente refrescante e suavemente untuoso, o creme de salmão defumado trazia um sabor mais encorpado e uma textura cremosa, o palmito pupunha dava um tom levemente salgado e a mini ratatoulli, além de deixar o prato super colorido, trouxe o contraste do crocante e os sabores que lembravam a despedida da primavera. A harmonização da Somelier começou em grande estilo, com um belíssimo chardonnay 2008, o Villa Francioni, vinho bastante frutado, com notas de abacaxi maduro, pêra e amêndoas...ficou divino!!!                                                                                                                             

    
      

        A segunda entrada, eu posso dizer que já é uma especialidade da Chef, o Ceviche de Camarão com leite de coco e manga grelhada. Esse prato é de inspiração peruana e tem como grande segredo a técnica de preparo e a mistura de ingredientes com um leite de coco de boa qualidade. É um prato muito refrescante e cremoso que por ser servido frio, contrasta super bem com o doce da manga que é servida ainda morna.
     Mais uma vez a harmonização casou perfeitamente com a proposta do prato. Uma das melhores champagnes francesas, a Veuve Clicquot Ponsardin Brut, de sabor frutado e acidez muito equilibrada, acompanhou com  muita elegância o camarão e o delicado sabor do coco.




O prato principal foi um suculento medalhão de filé com ajoblanco e risoto de funghi porcini com damasco e amêndoas. O ajoblanco é originalmente uma sopa fria a base de alho, amêndoas, azeite e nata, muito típica da região de Andaluzia na Espanha e após uma pequena adaptação, se transformou num delicioso molho, de sabor suave e textura muito cremosa, contrastando com as amêndoas crocantes do risoto e o sabor forte do porcini e o adocicado do damasco. Para finalizar uma redução de Pedro Jimenez, vinho licoroso típico espanhol, que conferiu um toque de acidez e um delicioso aroma frutado ao prato. E como a Somelier estava num clima de desafiar e inovar, optou por belíssimo exemplar do norte da Itália, o Mont'arquato Barbera, vinho produzido 100% de uva barbera, com características frutadas e ao mesmo tempo amadeiradas. E o que posso dizer é que o desafio foi completamente vencido, pois a composição ficou realmente muito boa.













        A sobremesa ficou por conta de Beverly Tatun, que trouxe um Creme Brulé realmente perfeito! Eu só tive o super trabalho de maçaricar, dando o toque final, e degustar essa iguaria juntamente com o último suspiro harmônico da noite: o Justinos Madeira...vinho doce com notas tostadas e frutadas, que conferiram um sabor ainda mais elegante ao clássico francês!
        Essa noite foi muito especial e prazerosa para mim, tudo saiu maravilhoso, só não digo perfeito, porque sempre quero poder fazer melhor ainda. A satisfação de ver e sentir o reconhecimento do meu trabalho, diante de um grupo de apaixonados por comer bem, foi maravilhosa e só reforça a minha idéia de que o Fusion à Manger tem tudo pra dar certo e se tornar uma marca de sucesso e referência da boa gastronomia em Natal.
      E para terminar essa última postagem do ano, nada melhor do que aproveitar para agradecer de coração ao meu irmão, que sempre apostou em mim e me incentivou nos momentos mais difíceis, à minha mãe, que sempre com muito amor e paciência esteve e está a meu lado, me dando um porto seguro pra seguir essa nova jornada e a todos os meus amigos, que sempre com muitos sorrisos e palavras de incentivo, nunca me deixaram desanimar! E é claro...agradeço muito a Deus, pois sem ele nada disso seria possível! 

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!!!



7 comentários:

  1. Vc acha que Fusion à Manger tem tudo para dar certo????
    Eu nao acho. Já deu certo!!!
    Esta tudo muito bem feito, bom gosto, qualidade e sofisticaçao.
    Parabéns,já é uma realidade de sucesso!
    Besitos desde España hacia tu corazon.

    ResponderExcluir
  2. Adrianita!!!
    Vai ser um prazer seguir o seu blog!
    Isso aqui tá bom demais, menina!
    Aproveite e visite o meu!

    Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

    Bjinhus e saudades..

    www.cozinhasanta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O Rio de Janeiro precisa provar e se deliciar das maravilhas que a Chef Adriana Padilha está promovendo em Natal, num empreendimento nunca visto pelos Potiguares a Chef que começou seus estudos gastronômicos na cidade maravilhosa tem que vir ao Rio trazer um pedacinho da Fusion para os cariocas...

    ResponderExcluir
  4. Vocês são uns amores!!! Obrigada!!! Espero que 2011 seja um sucesso para todos nós!!! Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Como anfitrião posso dizer que fiquei extremamente feliz com o resultado apresentando pela Chef Adriana, Fusion à Manger. Os elogios foram os mais diversos e alguns amigos já estão cobrando repeteco. Sinceramente vi uma forma diferente de receber em casa.... Algo personalizado, elegante e com padrões que Natal ainda desconhece. Todos sabem quão exigente sou, isso até já virou história em mesa de bar... Criaram até o termo Flaviando que seria uma maneira carinhosa de se referir as minhas críticas exigentes. Enfim, nessa noite não tive margem para ficar "flaviando". Recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Que orgulho!Chef,todo sucesso do mundo pra ti!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Chef adriana, estou pensando em fazer um jantar para 10 pessoas, e com certeza vou contratar seus serviços, pois so tenho tido elogios otimos deles.
    Feliz Natal e um 2011 de sucesso, como vc.

    ResponderExcluir