terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma degustação de pura harmonia!

         Quando a idéia do Fusion à Manger nasceu, além de claramente estar buscando liberdade de criação, pois o nome fusion, remete a essa mistura de tendências, eu também buscava harmonia dentro de tudo aquilo que envolve a gastronomia. Ou seja, a proposta não é apenas fundir ingredientes e criar pratos instigantes, e sim fundir tudo que possa aguçar os cinco sentidos.
         Imaginem só...ambiente agradável, bom papo, boa música e diante dos aromas que já começavam a exalar da cozinha, chegou o convite para que todos se juntassem à mesa para começar essa viagem de sabores e aromas.
        Eu como Chef, após dar as boas-vindas aos convidados, passei o tom do que seria nossa noite de degustação harmonizada com vinhos. Enquanto eu e meu auxiliar Matheus inciavamos os trabalhos na cozinha para marchar a primeira entrada fria, um ceviche de camarão no leite de coco servido com manga grelhada, a Somellier Fabiana Dall Onder, aprensentava nosso primeiro vinho, Argento Chardonnay, que diga-se de passagem caiu muito bem com a cremosidade proporcionada pelo leite de coco.
        Imagino que vocês já estejam percebendo aquele lance que falei sobre aguçar os cinco sentidos!


       
        A segunda entrada, de autoria minha, foi um frango marinado em pimenton de la vera (páprica defumada doce típica da Espanha) com crosta de gergelim sobre leito de shimeji salteado no alho e shoyu e molho de tamarindo. Esse é um prato de muita personalidade, por seu sabor marcante e contrastante, e ficou perfeito com um Arrazuriz Reserva Sauvignon Blanc.


       Para fechar o ciclo de entradas, minha influência espanhola e admiração pelo Chef Vasco Juan Mari Arzac resultaram numa releitura muito elegante do tradicional cozido madrilenho, de onde surgiram as batatas recheadas com carne cremosa, onde inclui o nosso tradicional paio, creme de cozido e crisps de couve, também pra lá de brasileiro. E como a noite estava nesse tom de viagem dos sentidos, a aposta da somelier foi o Pasion 4 Rosé, uma bela surpresa, principalmente para aqueles que ainda não haviam se entregado à magia dos rosés.


       E é chegada a hora da estrela da noite, o prato principal, aquele que tem que ser realmente especial, afinal de contas, já passaram três outros pela passarela. E para tal tarefa nada melhor do que um lombo de bacalhau confitado no alho, com pisto manchego e vinagreta de azeitonas pretas. Diga-se de passagem que esse pescado veio viajando desde a Noruega, ancorou no porto de Santos, chegou à melhor venda de bacalhau do mercado público de São Paulo e de lá fez escala para Natal. E para harmonizar e complementar esse prato de sabor e características tão marcantes a responsabilidade ficou por conta do delicioso Villa Francioni Rosé...perfeito! Essa foi a palavra na mesa!


        E para dar o toque final nessa sinfonia gastronômica, brownie de nozes com sopa espumosa de coco, fechando com um belo vinho do porto para os viajantes que ainda aguentavam uma última dose digestiva.
        Depois dessa maravilhosa viagem gustativa e das palmas que ecoaram na mesa, após meus agradecimentos, a idéia do Fusion à Manger se torna cada vez mais sólida, pois sempre estamos buscando juntar a gastronomia ao que há de melhor na arte de receber bem e compartilhar bons momentos. A parceria com a Somellier Fabiana foi mais um passo nesse sentido e com certeza ainda renderá muita mistura boa!         

4 comentários:

  1. Mi maaaa...se me hace agua en la boca, eres todo un suceso, estoy muy orgullosa de tu trabajo...Que todo te vaya bien!
    Te echo mucho de menos...besitos.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Parabens!
    Quando vamos poder degustar essa criatividade toda?
    Estive num rest japones em sampa que me lembrou vc: www.restaurantekinoshita.com.br
    Tenho uma amiga querida que trabalha la' !
    Vale a pena conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Deus: traz a Adriana pra´minha cozinha. É muita maldade essa pessoa cozinhar longe das minha papilas degustativas... MALDADE!

    Adriana: pra que isso? to passando mal...

    ResponderExcluir
  4. Aliás: eu posso fotografar todos teus pratos, mas tenho qeu provar tb. hehe

    ResponderExcluir