terça-feira, 1 de março de 2011

Tapas para todos os gostos e o tradicional Arroz com leite espanhol...

       Na última quarta-feira o Fusion à Manger promoveu seu segundo jantar com sotaque espanhol no espaço Celebration Recepções, nem tanto pelas preparações em si, mas principalmente pelo estilo de ser servido, oferecendo um menu degustação de tapas. As tapas, típicas da Espanha, originalmente são comidinhas como as de nossos botequins servidas em pequenas porções, mas hoje em dia ganharam versões modernas e muitas vezes luxuosas e assinadas por grandes chefes.
       A degustação começou com os chamados chupitos, tapas servidas em pequenos copinhos. O primeiro foi um tartár de Atum com guacamole e nachos, por sinal os tartares de pescado formam um par perfeito com a guacamole mexicana, sendo uma comidinha super fresca, de sabor marcante e refrescante. O segundo chupito foi um coquetel de camarão criado pela chef, com uma mistura doce, salgado e picante. O coquetel levava um toque salgado da azeitona preta, com o adocicado do kani e da manga, um toque ácido dos tomatinhos e picante de uma maionese caseira com mostarda Dijon e mel.


      O segundo prato veio misturando uma tapa bem mediterrânea e outra mais oriental: uma abobrinha grelhada com tomate concassé, queijo feta e tapenade e um tempurá de berinjela com mel, hortelã e gergelim. A tapa de abobrinha fica muito interessante, pois contrasta o frescor do tomate, temperado com um bom azeite extra virgem e manjericão fresco com o sabor marcante do queijo. Por sinal o queijo feta é uma das iguarias gregas, muito presente nas saladas e em outros pratos típicos, é um queijo feito a base de leite de ovelha (70%) e queijo de cabra e o tapenade, pasta a base de azeitonas pretas e anchovas, também muito típico da Grécia, trás o sabor salgado da combinação. Já a berinjela fica super crocante por fora e muito macia por dentro e a combinação de mel com hortelã e gergelim é especial, além do toque dado pelo maçarico pra caramelizar.

O terceiro prato veio com três especialidades, sendo dois deles o que chamamos de montadito, que são as tapas servidas sobre base de pão. Uma delas com sabores tipicamente nordestinos, foi o pão de macaxeira com carne de sol na nata, queijo coalho, crisps de cebola roxa e mel de engenho, que deu um toque surpreendente ao montadito; outro que trouxe os clássicos profiteroles recheados com nossa típica carne de caranguejo e falso caviar de shoyu; e por último um montadito sob pão italiano, com aspargos e creme de ovos e anchovas, muito típico da região de veneza e que conheci quando estava visitando essa belíssima cidade. 

A sobremesa foi um típico Arroz com leite caramelizado com abacaxi grelhado. A receita típica desse arroz vem da região da Cantábria, que tem uma rica indústria leitera e é claro, muitas receitas tradicionais usando o leite, mas é um doce apreciado em toda a Espanha. Diferentemente do nosso arroz doce, o arroz com leite é muito cremoso e aromático, e ficou muito bem acompanhado com a acidez do abacaxi.


ARROZ COM LEITE CARAMELIZADO:

110g de arroz, 80g de manteiga, 1 pau de canela, 1 vargem de baunilha aberta, 1,5 L de leite, 70 g de açucar e casca de um limão e de uma laranja.

Ferver o leite e adicionar a canela, a baunilha, as cascas e o arroz, mexendo sempre para não pegar, por no mínimo 2h e meia em fogo baixo. Passando esse tempo, juntar a manteiga, o açúcar e mexer até dissolver bem. Cozinhar por mais uns 10 minutos, sem parar de mexer. Retirar a canela e as cascas. Deixar esfriar e manter em refrigeração de preferência de um dia para o outro, assim absorver mais o leite e os sabores. Para finalizar, penerar açúcar glace e maçaricar ou por num gril, para formar o caramelo crocante e contrastar com a cremosidade do arroz.


       Mais uma vez o grupo que se juntou para a degustação estava super animado e num clima pra lá de agradável. Todas as comidinhas foram muito apreciadas pelos 19 convidados e os vinhos servidos, Terralis Shiraz/Malbec e Terralis Chardonnay Chenin Blanc acompanharam muito bem as preparações.

André Sudário e Renata Sudário e Sudário Jr. e Claudia Sudário
Bruno Levenhagen e Bruna Gosson

Reginaldo Aquino e André Souza


Tatiana Noronha, Elizângela Mulatinho, Socorro Cunha, Luanna Freitas, Jane Souza, Tetê Pessoa e Lu Vital


E mais...Ohara Fernandes, Miriam Padilha e Matheus Silveira e Catarina Cruz

2 comentários:

  1. Adriana, parabéns pela sua vocação. Aonde é este local que vc serve estas guloseimas e quanto é por pessoa um jantar como este da foto? Ah, cumprimenta o(a) fotógrafo(a) pelas excelentes imagens. CLAYTON BARRETO

    ResponderExcluir
  2. Chef,

    Como sempre a noite foi maravilhosa.
    Os sabores e suas explicações, faz a gente viajar pelos paises, apenas degustando seus pratos.

    O jantar foi maravilhoso.
    No proximo estarei lá, para conhecer novos sabores.

    Bjos

    ResponderExcluir