segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comemos não apenas por necessidade e sim por puro e simples prazer!!!

Acredito que um dos maiores prazeres da vida seja comer. 
Desde de os tempos mais remotos, a comida sempre foi motivo de união e celebração entres as pessoas...na época pré-histórica, após o fogo ser descoberto, os homens começaram a juntar-se para caçar e trazer o alimento para seus filhos e mulheres, na hora de prepará-los, as mulheres é que se juntavam para cozinhar, e no fim do dia, ao redor das fogueiras, era chegado o momento de maior confraternização, onde todos se uniam e celebravam os prazeres de comer e saciar a fome!
Já na Idade Antiga, principalmente entre os gregos, o aumento da classe aristocrática, mais rica, levou a arte de comer a se associar à arte de receber, e a partir daí a cozinha começou a se refinar.
Na Idade Média, o vinho que já era produzido, começou a ser aprimorado nos mosteiros, usando uvas de videiras nobres; começaram a existir as feiras livres, que comercializavam inclusive os peixes, provenientes do crescimento da pesca através do Atlântico e mar Mediterrâneo; e após as cruzadas que trouxeram grande variedade de especiarias do Oriente para o Ocidente, o surgimento de uma culinária cada vez mais rica foi inevitável.
Nos tempos modernos a gastronomia ganhou papel principal nos quatro cantos do mundo, pois todas as celebrações, desde uma  simples comemoração de  aniversário a um elegante banquete real, a comida é sempre quem faz as honras da casa e a alegria da festa.
O tempo passou e cada vez mais fomos aprendendo a apreciar e valorizar os prazeres de uma boa comida e dos momentos que podemos desfrutar ao redor da mesa, seja tomando um simples e rápido café da manhã com nossa família antes de ir ao trabalho, seja num churrasco de domingo ou seja para um jantar entre amigos ou familiares para simplesmente brindar a vida. E em muitos desses momentos, o "saciar" já não é mais o principal objetivo de comermos e sim a busca de um prazer único e especial, que só aqueles que se entregam aos prazeres gastronômicos, são capazes de entender. 
 O prazer de comer bem é tão especial que muitas vezes só de olhar a comida já começamos a salivar e daí se dá início uma série de reações químicas em cadeia, provocando as gargalhadas, os sorrisos, aqueles comentários empolgados, alguns olhares de felicidade e é claro, aqueles sons inusitados: Nhum Nhum...Hum Hum...Aff...Meu Deus...e muitos outros. É incrível o poder da comida!!!
Eu sempre fiquei pensando como poderia unir o meu prazer de cozinhar e de comer bem com o prazer que sinto em compartilhar esse meu dom com amigos e apreciadores da boa mesa. Foi daí que nasceu a idéia dos jantares abertos que o Fusion à Manger tem promovido mensalmente.
Alcinio Neto e Socorro Cunha

Um reencontro maravilhoso...Cecília Paiva e Edna Patrícia
João Gomes e Indira Gomes
Panna cotta com Coulis de Cajá e Ganache quente
No sábado 16 passado, tivemos nosso terceiro encontro, que por sinal, foi uma noite também de reencontros. 

Reunir amigos ao redor da mesa, servindo bons vinhos, quatro pratos super criativos e deliciosos, que misturavam sabores da Itália e do Nordeste, escutando a Michelle Lima cantando, que por sinal encantou a todos com sua voz maravilhosa, só podia ser uma noite fadada ao prazer! E esse foi o resultado do "Fusion com um toque Italiano e uma pitada Nordestina"...puro prazer!!!
Os pratos saíram com muito capricho, desde a primeira entrada com duas versões de caprese, uma tradicional e a segunda fusion, onde misturei o queijo de coalho com o tomate grelhado e uma compota de tomate picante, mas típica da Espanha,  ao segundo prato, o ninho de caranguejo.
                                                O prato principal ficou uma delícia, pois o ragu sertanejo arrancou suspiros, inclusive dos que estavam trabalhando na cozinha! Sem falar que nada como uma boa massa artesanal fresquíssima!
A panna cotta surpreendeu ao ser acompanhada com o coulis de caja, fruta com um toque azedinho, e com a ganache de chocolate quente, contrastando as temperaturas.
Fica a dica...comer bem, beber um bom vinho, escutar uma boa música é estar na companhia de quem gostamos é algo realmente especial, um prazer único!

Ragu Sertanejo com Porcini, verdurinhas e Massa Fresca
                                                                                           
·         Para o Ragu: 1,0 kg de miolo de alcatra, 0,5kg de fraldinha, 0,5kg de linguiça sertaneja, 5 tomates sem pele maduros ralados, molho de tomate natural, 1un de cebola grande, 2un de alho poró, 1 talo de aipo, 5 dentes de alho, 2 cenouras, vinho tinto seco (+/- 1 garrafa), 30 g de cogumelos porcini e 20g de Funghi chileno, azeite, sal, pimenta, canela, manjericão e tomilho.                              Verdurinhas: Vargem macarrão, tomatinhos pêra e cogumelos frescos                                            Selar com azeite as carnes picadinhas na faca do tamanho desejado e temperadas com sal e pimenta e a lingüiça sertaneja esmigalhada. Reservar. Na mesma panela, dourar todas as verduras bem picadinhas e quando já estiverem suando, deglascear com o vinho. Juntar as carnes e a linguiça, juntar o tomate ralado e o molho. Acrescentar mais vinho no decorrer do cozimento, que deverá ser lento em fogo baixo, aproximadamente 3h. Temperar com sal, pimenta e a canela, que dará um toque todo especial. Na metade do cozimento, acrescentar os cogumelos já hidratados e aos poucos ir usando a água deles mesmos. No final acrescentar o manjericão e tomilho fresco, deixando a panela destampada até chegarmos na consistência desejada do ragu. Saltear as verdurinhas separadamente no alho e azeite. Juntar a massa ao dente ao ragu e decorar com as verdurinhas.
Ragu Sertanejo com porcini e verdurinhas
Katiene Lima e Lena Soares

Mais reencontros...Agostin e Janice Bianchin


Parceria: Beto Selva do Mamma Itália
Nizia Brasil, João Lira e Miriam Padilha

4 comentários:

  1. Parabens pelo seu talento, realmente foi uma noite muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei participar desse evento super agradável, com um ambiente aconchegante e comida deliciosa!! Esse foi o primeiro de muitos que quero participar. Parabéns Chef!!

    ResponderExcluir
  3. Otima materia, essa foi para mim a melhor.
    O jantar como sempre um sucesso.
    Ja sabe quando vai ser o proximo?
    Me avise!!!! bjos

    ResponderExcluir
  4. Adriana:
    sempre que vejo seus jantares, fico com muita vontade de ter participado! Vc realmente está arrebentando! Esse ragu sertanejo, óh, como diria o Harold Lethiais - 'show de bola'! E essa panacota com cajá? O que é isso? Mais show ainda!
    Parabéns, amiga, pelo sucesso! Tô torcendo sempre, aqui de longe, por vc!

    Bjus..

    ResponderExcluir